PARQUE CIDADE DE TORONTO

Avenida Cardeal Motta, 84 - Tel. 3834-2176

Entre City América e rodovia dos Bandeirantes

Todos os dias das 6 às 18 h

 

Inaugurado em julho de 1992, em uma área remanescente do loteamento “City América”, o Parque nasceu de um programa de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que tinha como objetivo propiciar aprimoramento profissional, consultoria e transferência de “know-how” entre os técnicos das duas cidades. Este Parque é também fruto de uma reivindicação da população local, que há muito vinha solicitando sua construção para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago, procurado como uma forma de lazer na região. Foi esse mesmo lago, elemento comum na paisagem canadense, que motivou a escolha do local para o intercâmbio entre as duas Prefeituras.

 

Os equipamentos mais procurados do Parque são o playground e a “wading-pool”, localizados lado-a-lado, sendo que o primeiro possui um conjunto de brinquedos típicos dos parques canadenses. Os brejos e o lago constituem grande parte da área do Parque, que apresenta, por isso, uma fauna com morada e hábitos típicos desses ecossistemas. No brejo os animais encontram abrigo, alimentação abundante e locais privilegiados para a construção de ninhos protegidos de predadores. Vivem no parque frangos-d’água,  martins-pescadores-grandes, biguás, socós-dorminhocos, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água e jararaquinhas-do-campo. 

 

Churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de cooper, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, espelho d'água, nascente e passeios sobre o lago e a várzea (trapiches). 

 

Reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica, brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense e áreas ajardinadas. Destacam-se exemplares de ingá, ipê-rosa, copaíba, paineira, manacá-da-serra, plátano, liquidâmbar, cipreste e capim-dos-pampas.  

 

   

 

PISTA DE CAMINHADA / COOPER

A pista vai de um lado ao outro do parque e tem chão de terra, pedras e madeira (ponte), passando entre a vegetação, sobre o grande lago e próxima as grades, e um trecho com escadas. Dá para caminhar ou correr em qualquer ritmo e sem enjoar, pois mesmo com suas pontas sendo de lados opostos, é possível escolher caminhos sem ter que dar meia-volta. No lado oposto das duas entradas, há uma mini trilha com cerca de 300 metros rodeando internamente a grade de proteção, com chão irregular de terra, folhas e raízes expostas das grandes árvores. O começo fica ao lado dos equipamentos de ginástica - barras de flexão e abdominais - e termina ao lado da entrada da ponte sobre o lago. Curta, simples e fácil, mas requer atenção para não escorregar e cair para dentro da nascente do lago, principalmente em dias de piso molhado ou cheio de folhas e galhos.  

 


 

ANIMAIS 

Pode-se ver regularmente frangos-d’água, martins-pescadores-grandes, socós-dorminhocos, biguás, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água, jararaquinhas-do-campo, irerês, sagui-de-tufo-branco, preás, viuvinhas e outros animais, principalmente aves migratórias..

 

Uma família da Capivaras que chegou provavelmente por uma tubulação que liga o lago com o rio Tietê começou a ser vista pouco antes da pandemia do Covid. Elas são muito mansas e não gostam de pessoas por perto, mas trouxeram com elas os carrapatos, que se alastraram pela grama e areia do playground, chegando a interditar os brinquedos por algumas semanas. No caso do playground, uma cerca foi feita em seu entorno para evitar que elas voltassem a entrar. 

 


 

ASSOREAMENTO DO LAGO (2022)

O crescimento de algas no lago e a falta de manutenção preventiva nele por muitos anos acabou causando o seu desaparecimento sobre a vegetação.

Em 06/06/2023 começou a limpeza do lago do Pq Toronto, com recursos da secretaria do verde e meio ambiente. O prazo para conclusão é de 90 dias, pois o trabalho tem que ser lento e manual para evitar machucar animais e não danificar possíveis ninhos.


 

REFORMA DA PONTE (2019)

Obra de reforma de uma das duas pontes de madeira sobre o lago 


 

GRAVAÇÃO DA MINI SÉRIE 'A3' (OUT/2019)

A evolução de antigos tabus da classe média brasileira entre as décadas dos anos 1927 e 1958, período marcado pela legalização do voto feminino e a ascensão da música ao vivo nos programas televisivos, é o pano de fundo do drama cômico “A3”. A série foi filmada em estúdio e locações externas na capital de São Paulo no segundo semestre de 2019. Trata-se de uma produção da Medialand para o canal Primebox. 


 

VISITA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DO VERDE (07/11/2018)

Estivemos com Sr Eduardo de Castro, que veio para uma reunião com representantes dos bairro falar sobre a verba para a restauração da ponte e calçadas no entorno.


 

VISITA DO CONSUL DO CANADÁ (07/06/2017)

Estivemos com o Consul do Canadá, Stéphane Larue, discutindo sobre uma possível parceria de empresas e do governo Canadense na restauração do parque.